INFORMAÇÕES

O sonho de muitas pessoas é o término dos estudos. Afinal de contas, para conseguir um bom emprego é necessário ter uma boa formação, ainda mais hoje em dia que as empresas estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à mão de obra qualificada. Conseguir um trabalho sem ter, pelo menos, o ensino médio completo, é uma tarefa muito difícil.

Para aquelas pessoas que, por algum motivo, tiveram que interromper seus estudos e não conseguiram terminar o ensino básico ou o médio, existem vários programas de supletivo, que permitem a estas pessoas terminarem os estudos e conseguir um diploma em pouco tempo.

Para receber o diploma, além de frequentar as aulas, é preciso também estudar e mostrar que aprenderam o conteúdo. Por isso mesmo todos devem fazer as provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para conseguir validar e retirar o seu diploma.

O participante se submete à prova e, alcançando a média mínima exigida (100, de uma escala que vai de 60 a 180), obtém a certificação de conclusão do Ensino Médio.

A prova do Encceja é apenas para brasileiros residentes no exterior. Este exame possibilita a certificação do ensino médio (brasileiros com 18 anos completos na data do exame).

A prova é dividida em dois turnos. Um realizado na parte da manhã e outro na parte da tarde. O Encceja compreende vários testes, agrupados por áreas do conhecimento.

Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.