Blog

19/04: dia de homenagem às comunidades indígenas



“19 de abril é uma data para lembrarmos o dia em que começamos a sair da invisibilidade e a cada ano, além das comemorações, é dia de refletirmos mais sobre nossas lutas para efetivar direitos”, afirma Rute Poquiviqui, indígena Terena, formada em Teologia pela Unigran Net, também graduada em Direito e especialista em Antropologia e História dos Povos Indígenas. A fala vem ao encontro das celebrações que permeiam esse dia.
 
Segundo a teóloga, a comunidade indígena valoriza muito quando um dos seus filhos entra em uma universidade, pois isso representa um braço forte na luta pelos direitos. “Enquanto temos indígenas graduados em diversas áreas do conhecimento, somos a esperança da luta pelas conquistas e efetivação do bem comum para toda a comunidade indígena de nosso país”, afirma Rute.
 
SOBRE A DATA
 
Todos os anos, no dia 19 de abril, é celebrado o Dia do Índio. A data foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, em razão do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940.
 
Nesta ocasião, diversas autoridades governamentais dos países da América e vários líderes indígenas foram convidados a participar das reuniões, entretanto, os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Os índios há séculos estavam sendo desprezados pelos “homens brancos”, motivo que os deixavam receosos. Mas, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, ao entenderem a importância daquele momento histórico.
 
Esta reunião ocorreu no dia 19 de abril, data escolhida no continente americano como o Dia do Índio, cumprindo a proposta do Congresso de 1940. O dia então passou a ser de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.
 
BENEFÍCIO
 
Na Unigran Net, o estudante que se comprovar indígena tem 50% de desconto nas mensalidades. É a forma que a instituição encontrou de valorizar essa população, que tem grande concentração no Mato Grosso do Sul, estado de origem da Unigran Educacional. O acadêmico ainda participa dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran