Blog

Um dia dedicado ao livro infantil


“O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar”.
 
Este é um pequeno trecho do poema “O menino azul” de Cecília Meireles, que conta sobre um menino que deseja um burrinho que saiba inventar lindas histórias. Não é surpreendente já que as consideramos – principalmente os “contos de fadas” – o combustível para a criatividade e as fantasias infantis.
 
Na infância, os livros são como um campo de pouso e decolagem para novas aventuras e descobertas, além de poder reforçar valores às crianças, assim como vemos nos clássicos “O Patinho Feio” e “O Pequeno Príncipe”. “A criança apropria-se dos ensinamentos dos livros e transpõe para a realidade sua visão de mundo, o que possibilita o desenvolvimento emocional e racional, além de contribuir para a formação de um cidadão consciente de seu papel social”, afirma a professora mestre em educação Julyana Moreira da Silva. Para ela, “os livros infantis ganharam uma função essencial na formação do caráter das crianças, não só por sua linguagem ou arte, mas principalmente por manter viva a capacidade de ver e transformar o mundo”.
 
Segundo a professora pós-doutora Nara Sgarbi, os livros infantis ainda trazem outros estímulos. “Essa leitura aguçada na infância, por meio de livros apropriados às faixas etárias, desperta na criança o juízo crítico, estimula a criatividade e ainda instiga a apropriação do conhecimento com maior tranquilidade e aprofundamento”, explica.
De acordo com Nara, “desenvolver a habilidade da leitura é muito importante para a formação de todas as pessoas, sejam elas crianças ou adultas, mas na fase da infância a leitura se torna decisiva”.
 
Através dos livros infantis, o “era uma vez” abre portas para um mundo novo, estimula a criatividade e mostra um infinito de possibilidades, não apenas na imaginação. Como Monteiro Lobato citou “Para crianças, um livro é todo um mundo”. O livro infantil liberta o que há de mais precioso no ser humano: o sonho, transformando-o em realidade para um mundo melhor.
 
18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran